41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

Responsabilidade Social

 

Campanha do ler e pensar da Gazeta do Povo

Selos_ler_pensar

Projeto da Gazeta do Povo já beneficiou mais de 700 mil alunos paranaenses.

A Gazeta do Povo estreou no dia 9 de outubro de 2013 a campanha do Ler e Pensar, projeto de incentivo à leitura e cidadania que contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná por meio da mídia jornal e da educação. As peças assinadas pela TheGetz mostram o protagonismo a partir de depoimentos dos envolvidos no projeto e da reprodução das atividades realizadas em sala de aula.
O principal objetivo da nova campanha, segundo Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta Jornais, é apresentar o projeto como um catalisador na promoção do protagonismo e da cidadania, elementos que contribuem para transformações efetivas na sociedade. “A premissa foi seguir a linha institucional Política Cidadã, adotada este ano pela Gazeta do Povo, e mostrar que a Gazeta contribuiu para o exercício de cidadania de cada um para que as mudanças ocorram”, comenta.
Participaram da campanha escolas premiadas no Concurso Cultural Ler e Pensar do ano passado, como CAES Centro de Atendimento Especializado Área da Surdez, Escola Municipal Bortolo Lovato, Escola Municipal Pedro Grosso Filho e Escola Paulo Freire. Os depoimentos contam histórias de como o jornal passou a fazer parte do dia a dia das famílias e relatam a satisfação de professoras que adotam a metodologia do projeto, que é considerada um diferencial.
A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar é reconhecida pelo Movimento Nós Podemos Paraná desde 2010 por contribuir com o objetivo 2 – Educação Básica de qualidade para todos, uma das metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. Para a coordenadora do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Borges, a leitura e interpretação do jornal proporcionam melhor visão de mundo e capacidade crítica a professores, estudantes e pais, permitindo um exercício mais eficaz da cidadania.

Ler e Pensar em números
Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), o Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 e já beneficiou mais de 700 mil estudantes e seis mil professores, em 54 diferentes municípios paranaenses.
A coordenadora do Instituto GRPCOM comenta que só é possível ter essa abrangência com a colaboração dos patrocinadores, padrinhos e parceiros. Atualmente, o projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Votorantim e SESI. As escolas recebem os jornais diariamente e o Ler e Pensar oferece assessoria pedagógica aos professores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

Ficha Técnica
Cliente: Gazeta do Povo
Campanha: Projeto Ler e Pensar
Título: Ler e Pensar
Diretor de Criação: Ricardo  Carvalho
Redator : Raphael Teixeira
Diretor de Arte: Martin Castro
RTVC: Carol Gianisella
Atendimento: Bruna Monticelli
Planejamento: Eduardo Lubiazi e Guilherme Krauss
Aprovação Cliente: Vinícius Bom, Axeu Beluca e Carolina Moreno
Produtora: Deiró Moving Ideas
Direção de cena: Luan Voigt
Diretor de Fotografia: Renato Gaucho Ávila
Produção: João Botelho
Produtora de Áudio: U-Dog

Gazeta do Povo
Líder em circulação do Paraná, a Gazeta do Povo faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). É um jornal que tem sua história de 94 anos pautada pelo respeito aos leitores. Está sempre ao lado de seu público expressando, além da informação, diferentes opiniões para que cada leitor forme seus próprios conceitos. Para atender aos desafios da nova era da comunicação, o jornal disponibiliza seu conteúdo tanto no impresso como em plataformas digitais — online, mobile e tablet.

Para maiores informações clique aqui.

DiplomaProjetoSocialGazetadoPovo


Voltar