41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

Responsabilidade Social

 

Centro de educação João Paulo II

O Centro EducacentrojpIIcional João Paulo II (CEJPII) foi criado em abril de 2010 por iniciativa de um grupo de empresários e profissionais liberais. Desde o começo do projeto a meta do grupo é manter rígidos os padrões de qualidade do ensino. Para isso, trabalha para atrair o interesse de pessoas ou organizações que se disponham a contribuir para assegurar o acesso gratuito de crianças e adolescentes de baixa renda a um ensino que até agora foi privilégio das camadas mais abastadas da população.

O Centro de Educação João Paulo II completou em abril de 2013 três anos de atividades e de conquistas notáveis para uma escola que propicia educação de qualidade gratuita para crianças de baixa renda. Mantida financeiramente por parceiros e voluntários, a escola atendeu em 2013, 260 alunos carentes de três a 14 anos de idade em Piraquara, na Grande Curitiba.

Um dos maiores êxitos foi o aumento da nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) pelos alunos da Escola Municipal Júlia Wanderlei, que fazem o contraturno no CEPJII. O escore de 4,9 obtido em 2012 é maior que a média das escolas municipais e o segundo maior escore das escolas públicas do município.

A meta para 2015 é que a nota chegue a 6,0,índice que o Governo Federal pretende atingir somente em 2021 nas escolas brasileiras, para se igualar à média dos países desenvolvidos. O Centro oferece ensino integral das 8h às 16h30 na escola infantil (3 a 5 anos), e programa de contraturno de quatro horas diárias para 200 estudantes da rede pública. Os 260 alunos têm assim uma jornada escolar diária de mais de oito horas, a mesma de países desenvolvidos e duas vezes maior do que
a jornada comum nas escolas brasileiras.

Os estudantes do ensino infantil são selecionados pelo critério da renda familiar – quanto menor a renda, maior a prioridade para matrícula – e vizinhança. Quanto aos alunos da rede pública incluídos no programa de contraturno, a matrícula é universal, ou seja, todos os alunos interessados são matriculados, respeitando os limites físicos e tecnológicos do Centro.

Em 2010 o projeto do CEPJII foi incluído no Global Social Entrepreneurship, um programa promovido pela Universidade de Yale (a terceira Instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos), que escolhe projetos de alta relevância social no mundo todo.

A manutenção da escola custa em torno de R$ 110 mil mensais, valor coberto integralmente por doações de parceiros e voluntários. Todos os professores do Centro têm curso superior e especialização em suas áreas de atuação. Em contrapartida, são remunerados nos padrões das melhores escolas da rede privada.

A associação Centro de Educação João Paulo Segundo foi criada para gerir a escola não tem fins lucrativos. Nenhum de seus dirigentes ou integrantes recebe qualquer tipo de remuneração, retribuição ou indenização por seu trabalho.

Veja no arquivo anexo o Relatório de Atividades de 2013.

O apoio ao Centro de Educação João Paulo II pode ser concretizado de diferentes maneiras:
Doações financeiras por parte de pessoas físicas e jurídicas, periódicas ou especiais em valores de sua escolha.

Doações ao FIA-Piraquara (Fundo de Defesa da Criança e do Adolescente de Piraquara) em conta especial destinada ao CEJPII para financiamento de projetos aprovados pelo Fundo.

Doações de pessoas jurídicas podem ser realizadas até o limite de 1% do Imposto de Renda , dedutível no momento do pagamento do tributo. Doações de pessoas físicas podem ser realizadas com dedução de até 3% do Imposto de Renda devido pelo doador, no momento do ajuste anual do tributo.

Patrocínios diversos das atividades esportivas e artísticas do CEJPII, como a equipe de Karate, do Coral e de Rádio e TV.

Doações de materiais, como alimentos, materiais de higiene e limpeza, materiais
escolares, artigos esportivos, materiais artísticos, etc.

O escritório administrativo do CEJPII (joaopaulosegundo. piraquara@gmail.com), tel. +55 41 30797810 e a Secretaria do Centro em Piraquara +55 41 3399 5409, (ceducjpii@ gmail.com) estão à disposição para orientar e assessorar os interessados em apoiar a entidade.

Para maiores informações clique aqui.


Voltar