41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

Homenagens

 

Homenagem ao desembargador Francisco Pinto Rabello Filho

No dia 30 de junho, a comunidade jurídica do Paraná sofreu uma perda com o falecimento do desembargador Francisco Pinto Rabello Filho.

Filho de Francisco Pinto Rabello e de Inês Chagas Bonfim, ele nasceu em Ibicaraí, na Bahia, no dia 25 de março de 1956. Foi no Paraná, contudo, que se tornou bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, na turma de 1981.

Rabello Filho ingressou na magistratura por meio de concurso para juiz substituto, sendo nomeado em 1º de julho de 1986 para a comarca de Cianorte. Novamente por concurso, passou a atuar como juiz de direito a partir de 5 de março de 1987, tendo passado pelas comarcas de Cidade Gaúcha, Mandaguaçu, Paranavaí, Ponta Grossa, Maringá e Curitiba.

Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 31 de maio de 2006. Mestre e doutor em Direito, ele também atuou com professor universitário e escreveu a obra “O Princípio da Anterioridade da Lei Tributária”, além de artigos publicados em jornais e revistas jurídicas.

Ao longo de sua carreira, o desembargador Rabello Filho foi conhecido por sua dedicação ao estudo e por seu apurado senso de equilíbrio e justiça.


Voltar