Diferenciais

A Dotti Advogados possui um padrão de atendimento especializado, com base na orientação mais atualizada da jurisprudência e com foco nas necessidades específicas de cada cliente. Cada causa é tratada como única, não havendo atuação em advocacia de massa.

Outro ponto fundamental é o relacionamento com o cliente. Não há qualquer dificuldade de acesso entre o profissional e a pessoa física ou jurídica que está contratando o serviço. O cliente é sempre bem informado sobre o andamento da causa e tem toda a liberdade para conversar com os advogados sempre que julgar necessário. A comunicação (por e-mail, redes sociais ou telefone) faz-se de forma muito rápida e eficiente.

Código de princípios e condutas

PREÂMBULO

Para assegurar o cumprimento do disposto no Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (Anexo Único da Resolução nº 02/2015 – Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil), na Lei nº 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil) e demais dispositivos legais pertinentes, o escritório de advocacia Dotti Advogados , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 01.791.711/0001-94, com sede na Rua Marechal Deodoro, nº 497, 13º andar, CEP 80.020-320, Centro, na Cidade de Curitiba, Estado do Paraná, com Contrato Social arquivado na OAB/PR sob o nº 363, livro A, f. 42, e livro B de registro de Sociedades de Advogados, fls. 727 e 728, em sessão de 23/04/1997 (o Escritório), em respeito à independência do advogado, elabora o presente Código de Princípios e de Condutas, ratificando seu compromisso de integridade e boa-fé na prestação de serviços advocatícios.

 

MISSÃO

A Dotti Advogados tem como missão a prestação de serviços jurídicos eficientes, observando, como prioridade, a ética, solidariedade e a moralidade no seu relacionamento com os seus integrantes, seus clientes e seus prestadores de serviços. Para seu contínuo aprimoramento na busca pela realização desse desiderato, todos os integrantes do Escritório, nos quais se incluem os advogados, estagiários e funcionários – com ou sem vínculo empregatício e independentemente do cargo ou posição ocupados no Escritório deverão observar os princípios e regras de conduta proclamados no presente Código.

 

PRINCÍPIOS

Em suas rotinas públicas e privadas, os integrantes da Dotti Advogados comprometem-se a:

  1. Agir com honestidade e franqueza nas suas relações entre colegas e com os clientes;
  2. Agir com educação e honradez, tanto em suas relações profissionais quanto particulares;
  3. Agir com respeito e lealdade com os colegas de trabalho, clientes, concorrentes e servidores públicos;
  4. Agir com acatamento e probidade no trato com magistrados, membros do Ministério Público, agentes policiais, escrivães e servidores públicos em geral;
  5. Agir com dedicação e disciplina no desenvolvimento das responsabilidades profissionais, aplicando o máximo empenho possível para realizar com perfeição das atividades diárias;
  6. Agir com responsabilidade e celeridade nas respostas aos questionamentos e consultas feitos pelos clientes;
  7. Agir com zelo e cuidado no fornecimento de respostas a consultas e no aconselhamento jurídico a ser prestado ao cliente;
  8. Agir com prudência e transparência ao emitir opiniões legais, pareceres e qualquer tipo de orientação jurídica, mesmo que possam ser contrários às expectativas de quem as solicita;
  9. Agir com confidencialidade e sigilo, sempre que necessário, quanto ao conteúdo de documentos em geral e de entrevistas mantidas com clientes e com servidores públicos no exercício do mandato profissional;
  10. Agir com respeito e humanidade no trato de questões que envolvam pluralidade de orientação sexual e de gênero, credo, etnia, ascendência e distintas ideologias;
  11. Agir com seriedade e organização para com os documentos, papéis, objetos, mídias e demais instrumentos de trabalho do Escritório ou a ela relacionados, estendendo-se o mesmo cuidado ao ambiente que ocupa cada membro do Escritório;
  12. Agir com economia e consciência social e ambiental quanto ao consumo de energia elétrica, água, recursos naturais, bem como todos os bens e materiais fornecidos pelo Escritório ou necessários à prestação de seus serviços;
  13. Agir com profissionalismo e decoro no ambiente de trabalho, evitando-se a ocorrência de situações de caráter íntimo ou doméstico.
  14. Agir com solidariedade e dignidade, proporcionando o atendimento pro bono quando for justo e possível, considerando-se o serviço público e a função social da advocacia. Se, porém, em função do atendimento gratuito, a parte obtiver benefício financeiro, será adequada a cobrança de honorários, previamente ajustados, sobre o valor efetivamente recebido.

 

FALTAS ÉTICAS

Constituirão faltas éticas as seguintes condutas – sejam elas praticadas por advogados, estagiários ou funcionários:

  1. Desrespeitar, por ação ou omissão, qualquer dos princípios deste Código ou disposições da legislação aplicável;
  2. Contribuir para um ambiente de trabalho improdutivo, degradante ou desagradável;
  3. Ser desleal, desrespeitoso ou ofensivo com colegas de trabalho, clientes ou em público;
  4. Prejudicar ou diminuir a imagem da advocacia, do Escritório, de cliente ou de órgãos ligados à administração da Justiça;
  5. Comportar-se de modo inadequado em redes sociais ou na internet em geral ou conduzir-se, publicamente, sem urbanismo, dignidade ou civismo.
  6. Resguardadas as liberdades de consciência, de expressão e de opinião, especialmente as de natureza pessoal, social e política, mas considerando-se que o Escritório, ao atuar na defesa e/ou no interesse de seus clientes, com frequência posiciona-se publicamente sobre situações sociais, políticas ou casos jurídicos polêmicos, configura falta ética a manifestação, em redes sociais, veículos de comunicação e quaisquer outros de maior alcance, de opinião individual contrária às posições do Escritório ou aos interesses de seus clientes, relativamente a casos e situações sociais, jurídicas ou políticas de repercussão.
  7. Utilizar bens e recursos do Escritório de maneira irresponsável ou para fins exclusivamente particulares;
  8. Quebrar o sigilo ou a confidencialidade natural ou decorrente de lei da relação entre o advogado ou o estagiário e o cliente, assim como deixar de zelar pela efetiva proteção de dados pessoais de clientes, colegas, colaboradores ou terceiros a que tenha tido acesso no exercício da profissão;
  9. Solicitar, exigir, prometer ou dar, a agente público ou privado, ou deles receber, para si ou para cliente ou terceiro, direta ou indiretamente, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem;
  10. Reivindicar, em procedimento judicial ou extrajudicial, oficial ou consensual, vantagem indevida para o Escritório, para si ou para terceiro;
  11. Valer-se de contatos escusos, de influência indevida, exercida direta ou indiretamente ou de informações privilegiadas para obter vantagem pessoal, ao Escritório ou ao cliente;
  12. Aceitar presentes e brindes pessoais de clientes, que possuam valor relevante, sem, antes, submeter a questão à apreciação de reunião de sócios, os quais poderão deliberar a respeito do aceite, da eventual recusa ou sobre a destinação do presente em favor do Escritório;
  13. Ignorar deliberadamente ou não contribuir para a divulgação dos princípios, valores e faltas éticas constantes deste Código.
  14. Manter advocacia individual independente do Escritório, associar-se simultaneamente a outra sociedade de advogados ou a outro(s) advogado(s), ou, ainda, desenvolver qualquer outra forma de concorrência que possa prejudicar a atividade econômica do Escritório.
  15. Estabelecer, sem o consentimento dos sócios, relações profissionais com pessoas, sociedades, organizações ou com entidades que representem interesses opostos aos do Escritório.

 

DENÚNCIA

Eventual desrespeito a um ou mais princípios ora estabelecidos podem e devem ser reportados por qualquer pessoa interessada, integrante, ou não, dos quadros de profissionais e funcionários/colaboradores.

A denúncia será feita, preferencialmente, por escrito e dirigida a um ou mais de um sócio do Escritório. Caso um integrante do Escritório que não seja sócio vier a receber denúncia, terá, também, o dever de comunicá-la ao(s) sócio(s).

As consequências da denúncia serão decididas em reunião de sócios.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

A indicação de princípios e de faltas éticas não é exaustiva, sendo que casos não regulados por este Código serão objeto de deliberação pelos sócios.

Embora deva ser acatado e cumprido na sua íntegra, o presente Código não encerra valores imutáveis e absolutos, pois representa uma busca constante por aprimoramento institucional e pessoal. Portanto, ele poderá ser alterado, a qualquer tempo, mediante prévia reunião para aprovação dos sócios.

Este Código foi aprovado em reunião de sócios realizada em janeiro de 2021.

RENÉ ARIEL DOTTI ROSARITA FAYET F. DOTTI
ROGÉRIA FAGUNDES DOTTI JULIO CESAR BROTTO
CLAUDIA MARIA PENOVICH ALEXANDRE KNOPFHOLZ
PATRÍCIA DOMINGUES NYMBERG FERNANDA B. PEDERNEIRAS
FRANCISCO AUGUSTO ZARDO G. VANESSA C. C. SCHEREMETA
JOSÉ ROBERTO D. T. TRAUTWEIN FERNANDO A. M. WELTER
GUSTAVO BRITTA SCANDELARI CÍCERO A. BARRETO LUVIZOTTO
LUIS OTÁVIO SALES DA S. JR GUILHERME DE O. ALONSO
THAIS PRECOMA GUIMARÃES LAÍS GOMES BERGSTEIN
ANDRÉ LEONARDO MEERHOLZ VANESSA PEDROLLO CANI
DIANA M. P. KARAM GEARA BRUNO MALINOWSKI CORREIA
GIULIANE GABALDO

Responsabilidade social

A Dotti Advogados tem parcerias com entidades filantrópicas em programas de responsabilidade social. Estes são os principais projetos apoiados:

PROJETO DE CONSTRUÇÃO  DO HOSPITAL ERASTINHO

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL ERASTINHO

O Hospital Erasto Gaertner é o maior centro de tratamento contra o câncer do sul do país. Inaugurada em 1972, a instituição é referência no assunto e conta com profissionais especializados e alta tecnologia. Tem em sua missão um verdadeiro compromisso com a sociedade: combater o câncer com humanismo, ciência e afeto. Apenas em 2017, foram mais de 45 mil pacientes atendidos, mais de 417 mil atendimentos realizados – que geraram mais de 1 milhão e 700 mil procedimentos.

Centro de educação João Paulo II

Centro de educação João Paulo II

O Centro Educacional João Paulo II (CEJPII) foi criado em abril de 2010 por iniciativa de um grupo de empresários e profissionais liberais. Desde o começo do projeto a meta do grupo é manter rígidos os padrões de qualidade do ensino. Para isso, trabalha para atrair o interesse de pessoas ou organizações que se disponham a contribuir para assegurar o acesso gratuito de crianças e adolescentes de baixa renda a um ensino que até agora foi privilégio das camadas mais abastadas da população.

Projeto Rede do Bem do Hospital Pequeno Príncipe

Projeto Rede do Bem do Hospital Pequeno Príncipe

O Hospital Pequeno Príncipe é o maior Hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que destina no mínimo 60% de sua capacidade de atendimentos para crianças que utilizam o SUS. Todos os anos são feitos mais de 340 mil atendimentos ambulatoriais divididos em 32 especialidades, 24 mil internações e 18 mil cirurgias (em média 1 cirurgia a cada meia hora todos os dias). Desde 1919 o Pequeno Príncipe trabalha para atender a sociedade, assegurando a equidade nos tratamentos, valorização da família, desenvolvimento humano e mobilização social, aliados a uma assistência de ponta com os melhores médicos equipamentos.

Campanha do ler e pensar da Gazeta do Povo

Campanha do ler e pensar da Gazeta do Povo

Projeto da Gazeta do Povo já beneficiou mais de 700 mil alunos paranaenses. A Gazeta do Povo estreou no dia 9 de outubro de 2013 a campanha do Ler e Pensar, projeto de incentivo à leitura e cidadania que contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná por meio da mídia jornal e da educação. As peças assinadas pela TheGetz mostram o protagonismo a partir de depoimentos dos envolvidos no projeto e da reprodução das atividades realizadas em sala de aula.

Instituto TMO/Associação Alírio Pfiffer

Instituto TMO/Associação Alírio Pfiffer

Fundado em 1988 por um grupo de empresários, o INSTITUTO TMO/Associação Alírio Pfiffer é uma entidade beneficente, sem fins econômicos, de apoio aos Centros de Transplante de Medula Óssea do Brasil. Em Curitiba o trabalho do Instituto é direcionado ao Serviço de Transplante de Medula Óssea (STMO) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, que foi responsável pelo primeiro transplante de medula óssea da América Latina. Desde então já realizou mais de 2.250 procedimentos e é considerado um centro de excelência na área.

Pro bono

Os atendimentos pro bono – do latim “para o bem” – são os realizados sem a cobrança de honorários. A Dotti Advogados reconhece que há situações em que cidadãos carecem de assessoria jurídica, porém, não têm condições de arcar com a contratação desse tipo de serviço.

Atento ao papel social do advogado, à relevância púbica de sua atuação e com observância ao Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (art. 30), o Escritório vem, há décadas, realizando atendimentos gratuitos a pessoas que, além de sofrerem com a violação de seus direitos, passam pelo constrangimento de não conseguir acesso a um representante que possa apresentar seus argumentos perante as autoridades.

Os serviços pro bono prestados pela Dotti Advogados são, em regra: consultas, revisão documental, esclarecimento de dúvidas e orientações verbais em geral. Excepcionalmente, o Escritório poderá assumir ou ajuizar demandas perante o Poder Judiciário ou outras autoridades.

Todos os serviços pro bono serão precedidos de análise prévia a ser realizada pelos sócios da Dotti Advogados, com a finalidade de verificar se são atendidos alguns dos nossos critérios de seleção, tais como: senso de justiça social na defesa dos interesses do consulente; real impossibilidade material de arcar com os honorários; número de causas pro bono já assumidas pelo Escritório no ano em questão.

Cartilha sobre diversidade e inclusão

O Escritório, fundado há 60 anos pelo Professor René Dotti, foi precursor nas lutas pela liberdade, por direitos fundamentais e em favor da democracia. Estas lutas – que contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária – somadas às diretrizes de ética e solidariedade (componentes do DNA da Dotti) sempre pautaram as relações externas do Escritório (com clientes, instituições e órgãos da justiça), bem como as relações internas, na promoção de um ambiente de trabalho fraterno e de valorização da diversidade entre advogados/advogadas e demais colaboradores/colaboradoras e prestadoras/prestadores de serviços.

O momento atual da sociedade exige que os compromissos com a diversidade e a inclusão sejam tratados com prioridade e políticas afirmativas. Em razão disso, a Dotti vem reafirmar suas diretrizes de boas práticas já assumidas no combate a qualquer tipo de discriminação, abaixo exemplificadas:

  1. Respeitar a diversidade em seu mais amplo conceito, sempre no sentido de valorizar as aptidões individuais, competências e os componentes da identidade de cada indivíduo;
  2. Não praticar ou tolerar comportamentos discriminatórios, de qualquer natureza, seja em razão de gênero, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, deficiência, raça ou etnia, idade, cultura, religião ou crença;
  3. Promover a igualdade de oportunidades para os advogados/advogadas e demais colaboradores/colaboradoras tecnicamente aptos/aptas para uma mesma posição profissional, independentemente de outras características pessoais que não sejam relevantes para o alcance desta posição de trabalho;
  4. Garantir que não haverá discriminação salarial, ocupacional ou por imagem, inclusive em seus processos seletivos;
  5. Combater e não praticar assédios de qualquer natureza, nem tolerar  comentários jocosos ou brincadeiras que reproduzam pensamentos e ideias preconceituosos, ofensivos e discriminatórios;
  6. Manter e propiciar um ambiente profissional saudável em que todos possam, com segurança e respeito, viver e expressar suas individualidades.
  • Qualquer relato ou suspeita de violação das diretrizes aqui formalizadas deverão ser reportadas aos coordenadores.