Jornalistas participam de ação de incentivo à leitura no escritório | Dotti e Advogados
41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

Seção informativa

 

Jornalistas participam de ação de incentivo à leitura no escritório

Ninguém questiona a noção de que a literatura amplia e experiência de vida e enriquece a atuação profissional em qualquer ramo. Em seu escritório, o professor RENÉ ARIEL DOTTI vai além da tese. Mais que dar exemplo pessoal e que pregar a importância dos livros, ele partiu para prática. Periodicamente, reúne seus estagiários para discutir literatura, sempre com a participação de convidados especiais. É o programa Literatura Para a Juventude.
O sétimo encontro do programa foi realizado no dia 8 de fevereiro, quando o escritório recebeu as jornalistas Joana Neitsch e Maria Sandra Gonçalves. As duas falaram sobre as convergências e as diferenças entre textos literários e jornalísticos.
Se o compromisso com a verdade separa os dois gêneros, o rigor estilístico e a batalha para reter a atenção do leitor está presente em ambos, ressaltaram as profissionais.
Ao fim do encontro, foram sorteadas cinco obras: “Dom Quixote de La Mancha”, de Cervantes, “O fio da navalha”, de Somerset Mougham; “A morte em Veneza”, de Thomas Mann; “O estrangeiro“, de Albert Camus e a mais recente edição da revista da Academia Paranaense de Letras. Foram contemplados, respectivamente, Giuliano Preti, Franciele Straub, Giovanni Brandão, Lucas David e Gustavo Vieira.
Os agraciados em sorteios anteriores também puderam comentar as obras lidas. Foram compartilhadas impressões entusiasmadas sobre “Ai de ti, Copacabana”, de Rubem Braga, obra lida por Guilherme França; “O processo”, de Franz Kafka, analisada por Jayne Skrepka, e “Diálogos Impossíveis”, de Luis Fernando Verissimo, comentada com por Fernanda Borba.
As sessões literárias do Literatura Para a Juventude, presididas pessoalmente pelo Professor René Dotti, são produzidas e registradas por Claudia Penovich, Marli Leal e Thais Guimarães.


Voltar