41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

Coluna “Sempre às terças” – René Ariel Dotti

 

O analfabetismo político

*Para acessar todos os artigos do autor clique no nome acima.

Coluna publicada em 12/12/2017.

O chamado analfabetismo político é a ignorância voluntária ou circunstancial acerca da Política como “a arte ou ciência de governar” e também como “a arte ou ciência da organização, direção e administração das nações e dos Estados. Sob outra perspectiva, o analfabetismo político é a renúncia do exercício da cidadania, que constitui um dos fundamentos da República.

Felizmente, porém, surge uma esperança. Ela é observada pelo excelente artigo do Advogado e Doutor em Sociologia MURILLO DE ARAGÃO, publicado em O Estado de S. Paulo (18.11.2017). Seguem alguns trechos: “A sociedade está despertando para a Política. Finalmente está descobrindo que todos nós somos políticos, até quando queremos ficar longe da Política. A omissão é uma atitude política. Votar em branco é uma ação política. Falar mal de políticos é um ato político. Não querer falar de Política também é um ato político. Tudo é Política, mesmo quando não queremos que seja. A Política nos envolve e nos sufoca praticamente desde que nascemos. E termina sendo algo inescapável. Assim como a morte e o nascimento, a Política é uma das poucas questões inevitáveis na vida. Podemos até evitar a vida em sociedade, mas nunca nos livraremos da Política. Pois ao nos livrarmos da vida em sociedade estamos mandando uma mensagem política. Ela é como uma sina que nos persegue. E nem adianta desligar o noticiário quando o volume de informações políticas ultrapassa o necessário e se torna uma pregação fundamentalista”.

___________________

René Ariel Dotti. Advogado  • Professor Titular de Direito Penal pela  Universidade Federal do Paraná • Ex-Professor de Direito Processual Penal em curso de pós-graduação da mesma instituição •  Corredator dos projetos que se converteram na Lei nº 7.209/1984 (reforma da Parte Geral do Código Penal) e Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) ● Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados (2007) ● Medalha Santo Ivo – Patrono dos Advogados, conferida pelo IAB (2011)●  Comenda do Mérito Judiciário do Estado do Paraná, concedida pelo TJ-PR (2015)● Redator do anteprojeto sobre o procedimento do Júri (Lei nº 11.689/2008)  •  Autor do Curso de Direito Penal- Parte Geral, 5ª ed., atualizado com a colaboração de Alexandre Knopfholz e Gustavo Britta Scandelari, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013 • Comentários ao Código Penal,  Rio de Janeiro: G/Z Editora, vol. 1, t. 1 e 2 –  2014, 2016.• Diversos artigos de Direito.
___________________
A punição que os bons sofrem quando se recusam a agir é viver sob o governo dos maus.”
PLATÃO (428-437 a.C.). Filósofo grego, aluno de Sócrates e mestre de Aristóteles.


Voltar