41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

 

Prof. René Dotti é eleito vice-presidente do AIDP

O Professor René Ariel Dotti foi eleito vice-presidente do Comitê Científico da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), em votação da Assembléia Geral que se reuniu recentemente em Pequim (China), para a realização do XVII Congresso Internacional da entidade.

No aludido evento foram apresentados e discutidos relatórios de vários países sobre temas da atualidade como a responsabilidade penal de menores (ordem interna e internacional), corrupção e crimes conexos nas atividades financeiras internacionais, princípios de garantia nos processos disciplinares e a concorrência de jurisdições (nacionais e internacionais) na luta contra o delito.

A AIDP é uma das mais antigas e prestigiadas associações jurídicas do mundo. Fundada em 1924, é um órgão consultivo das Nações Unidas e congrega cerca de 2.500 membros em 84 países. O seu objetivo é estabelecer a aproximação e a colaboração entre os estudiosos e profissionais do Direito Penal e de Processo Penal, com vistas à elaboração de princípios e regras para a luta contra a criminalidade internacional. De 5 em 5 anos, a AIDP realiza congressos mundiais que tem grande repercussão em face da criação de tribunais internacionais como de Roma.

O Comitê Científico da AIDP, indicado no Congresso de Pequim,  é composto por 10 juristas que atuam como vice-presidentes. O Professor René Ariel Dotti, da Universidade Federal do Paraná, foi eleito para representar o Brasil. O Comitê tem integrantes da França (2), China, Finlândia, Itália, Alemanha, Egito, Bélgica e Argentina.  Do país vizinho foi eleito o professor Eugênio Raúl Zaffaroni.

Uma das tarefas do Comitê Científico é a indicação de temas para o próximo Congresso que se realizará no México (2009).

O Conselho de Direção da AIDP é formado pelos professores José Luis da la Cuesta, Presidente (Espanha), Reynald Ottenhof, Vice-Presidente (França) e Helmut Epp, Secretário Geral (Áustria).


Voltar