41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

 

SEÇÃO INFORMATIVA – BOLETIM 42° – OUTUBRO/ NOVEMBRO/ DEZEMBRO 2018

Em sessão de autógrafos realizada no dia 17 de outubro, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, foi lançada a 6ª edição do Curso de Direito Penal, Parte geral, do Professor René Ariel Dotti.

A obra, revista, atualizada e ampliada com a colaboração de Alexandre Knopfholz e Gustavo Scandelari, recebeu, nesta edição, importantes modificações para enfrentar questões dogmáticas contemporâneas de modo claro e objetivo.

 

 

______________________________________________________________________________

Em cerimônia realizada no dia 9 de outubro, na Associação Comercial do Paraná, com a presença de mais de 100 pessoas, dentre elas diversas autoridades, o Movimento Pró-Paraná, Presidido por Marcos Domakoski, agraciou o Professor René Ariel Dotti com o troféu “Guerreiro do Paraná”, pelo destaque na luta em prol da sociedade paranaense.
A outorga integra as comemorações alusivas aos 165 anos da criação da Província do Paraná, pelo que o homenageado, após o recebimento do troféu, proferiu palestra com o tema “Paraná, 165 anos”.
Na palestra, o Professor René Ariel Dotti fez um breve retrospecto sobre a história do Paraná, desde a criação da Província, em 29/08/1853. Ao final, pontuou a importância da inclusão da disciplina de história paranaense nos currículos escolares, destacando que “Esta ação é do maior relevo humano e social, porque resgata fatos e figuras que demonstram os valores da civilização e da cultura paranaense”.

 

 ______________________________________________________________________________

No sexto encontro do “Literatura para a Juventude”, projeto de iniciativa do Professor René Ariel Dotti, em sessão realizada no dia 28 de setembro, o Escritório recebeu o autor de 14 romances e ocupante da Cadeira nº 5 da Academia Paranaense de Letras, Guido Viaro, que contou sua trajetória profissional, a formação em letras, a atuação no cinema e abordou a importância da literatura no desenvolvimento do estudante de Direito.
Além dos livros trazidos pelo Acadêmico, foram sorteadas 4 obras do acervo pessoal de DOTTI (“Antologia Poética“, de Fernando Pessoa, “Crimes de Paixão”, de Dalton Trevisan, “O fio da navalha”, de W. Somerset Maugham e “Livro de Sonetos”, de Vinícius de Moraes) e os estagiários que os receberam irão expor, na sessão seguinte, suas impressões sobre os exemplares.
Neste dia, os jovens Aline Cristina Benção, Marina Gutierrez e Larissa Ross falaram sobre as obras recebidas na sessão anterior.

 ______________________________________________________________________________

Dotti e Advogados comunica que o advogado René Ariel Dotti obteve o primeiro lugar no ranking anual da Chambers and Partners, guia da América Latina, na categoria de Resolução de conflitos: crimes financeiros – Brasil.
A Chambers and Partners, sediada em Londres, é o maior e mais respeitado guia de Advogados do mundo e conta com uma equipe de 170 editores e pesquisadores. Anualmente divulga um ranking internacional, que abrange 185 países, sem qualquer contrapartida financeira.

 ______________________________________________________________________________

Em 3 de agosto, os consultores da Hi-Law Consult Gisele Ueno e Rodrigo Marques proferiram palestra aos advogados integrantes do Escritório sobre inovação e tecnologia aplicada ao Direito e aos escritórios de advocacia.

 ______________________________________________________________________________

No dia 9 de agosto foi realizada cerimônia de restituição de R$ 1,034 bilhão aos cofres da Petrobras, a título de reparação dos danos sofridos pelos crimes apurados na Operação Lava Jato. É a maior devolução de valores da história do Poder Judiciário brasileiro. O Escritório atua como assistente de acusação representando a estatal em mais de 30 ações penais no âmbito da referida operação.

 ______________________________________________________________________________

Em 21 de julho, o Professor René Ariel Dotti proferiu palestra em São Paulo, no Congresso de Direito Penal e Processo Penal, sobre o tema “O perigo do ativismo judicial em matéria criminal”.
No dia 25 de setembro, participando da I Semana de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná, o Professor palestrou sobre “Reforma do Código de Processo Penal: as mudanças e seus reflexos na sociedade brasileira”.

 ______________________________________________________________________________

Em 14 de agosto, a advogada Rogéria Dotti proferiu palestra sobre “Tutela de Evidência”, no I Congresso de Processo Civil do UNICURITIBA.
No dia 23 de agosto, esteve em Belo Horizonte, participando das XII Jornadas Brasileiras de Direito Processual – em homenagem ao professor Humberto Theodoro Júnior, onde palestrou sobre “Tutela de Evidência”:


Abordando o tema “Tutelas Provisórias”, a advogada Rogéria Dotti palestrou no Simpósio de Direito Processual Civil do IBDP, realizado em Ribeirão Preto/SP, em 27 de setembro.
Nos dias 4 e 5 de outubro foi realizado em Curitiba, na sede da OAB/PR, o V Congresso Mulheres no Processo Civil Brasileiro. A advogada participou da coordenação científica do evento e proferiu palestra sobre “Tutela Provisória”.

 ______________________________________________________________________________

No dia 28 de agosto o advogado Alexandre Knopfholz foi Presidente da Mesa “Lavagem de Dinheiro e Corrupção”, que ocorreu durante as atividades do 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em São Paulo/SP. Participaram a Procuradora Regional da República Janice Ascari e o Advogado e Professor David Teixeira de Azevedo.

______________________________________________________________________________

Em 30 de julho, o advogado Gustavo Scandelari participou da Semana Acadêmica do UNICURITIBA, proferindo palestra sobre a carreira do advogado.
O advogado ministrou aula em Florianópolis, em 25 de agosto, sobre o tema “Responsabilidade penal do empresário”, na sede da ABDConst, Curso de Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal.
No dia 12 de setembro, Gustavo Scandelari  proferiu palestra, em Paranaguá, sobre a “Responsabilidade penal da pessoa jurídica e a teoria da pena”, na sede do ISULPAR.
Em 6 de outubro, o advogado proferiu palestra no evento “Grandes nomes & grandes casos”, no Curso Jurídico, em Curitiba.
O advogado Gustavo Scandelari ministrou aula, em 19 de outubro, na Especialização em Direito Penal e Processual Penal do UNICURITIBA, com o tema “Introdução à teoria do crime”.
No dia 25 do mesmo mês, o advogado ministrou aula sobre o tema “Crimes de descaminho”, na ABDConst de Curitiba, curso de Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal.

 ______________________________________________________________________________

No dia 24 de agosto, a advogada Ana Cristina Viana classificou-se em 2º lugar no Concurso de Artigos do XIX Congresso Paranaense de Direito Administrativo. O artigo, intitulado “Tempos Pós-Modernos: 4° Revolução Industrial e governo eletrônico, um exame de experiências implementadas no Brasil” foi escrito em coautoria com a doutoranda da UFPR Letícia Kreuz.
Em 20 de setembro, a advogada classificou-se em 2º lugar no XXXII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. O artigo, intitulado “Administração pública na aldeia global: enfrentando o ‘admirável mundo novo’ das tecnologias disruptivas” foi escrito em coautoria com a doutoranda da UFPR Letícia Kreuz.

 ______________________________________________________________________________

Em setembro, o advogado Francisco Zardo proferiu palestra no VIII Seminário do Fisco Paranaense sobre os 30 anos da Constituição e seus reflexos sobre a Administração Pública. Em outubro, palestrou na Escola de Direito da PUC/PR, durante a Semana Acadêmica de Direito do CASP, sobre ética no Direito Público. Também em outubro lecionou a disciplina Contratos Administrativos aos alunos da Pós-Graduação em Direito da Administrativo da Universidade Positivo e do LLM em Direito Empresarial Aplicado da FIEP.


Voltar