41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

 

SEÇÃO INFORMATIVA – BOLETIM 43° – JANEIRO/ FEVEREIRO/ MARÇO 2019

No dia 11 de dezembro, em cerimônia realizada na Ópera de Arame, o Professor René Ariel Dotti foi agraciado com o TROFÉU MÁRIO PETRELLI, como Melhor Advogado do Ano, na categoria Justiça, Negócio e Gestão, no 1º Prêmio Personalidades TOPVIEW | Grupo RIC 2018.

Na cerimônia, 39 personalidades, divididas em 5 categorias, receberam o Troféu em homenagem ao fundador e presidente de honra do Grupo RIC.
O Professor René Ariel Dotti foi representado pela advogada Rogéria Dotti, que recebeu o Troféu em nome de seu pai. Ela também havia sido indicada na categoria mulheres.


No dia 18 de outubro, o Professor René Ariel Dotti palestrou sobre reforma constitucional no I Ciclo de Palestras: 30 anos da Constituição Federal, na Uninter.


No dia 26 de outubro, a advogada Rogéria Dotti participou do evento Universitas e Direito, realizado na OAB/PR, no qual palestrou sobre “Jurisprudência”.

Em 5 de novembro, proferiu palestra sobre “Honorários advocatícios – questões atuais”, no Seminário de Processo Civil – Homenagem à Professora Liliane Maria Busato Batista”, realizado na PUC/PR

No dia 13 de novembro, a advogada Rogéria Dotti presidiu a mesa sobre “Tutela Executiva e Tutela Provisória”, no curso “O Processo civil contemporâneo – Estudos comparados Itália e Brasil”, realizado em Roma/Itália.

Abordando o tema “Tutela de Urgência”, a advogada proferiu aulas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro na Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil do UNICURITIBA.

Proferindo palestra sobre “Julgamento (e negativa de julgamento) parcial de mérito e saneamento do processo”, a advogada Rogéria Dotti participou do IV Congresso de Processo Civil, realizado na OAB/PR, em 3 de dezembro.

Em 17 de dezembro, proferiu aula sobre “Tutela de evidência e de urgência no Direito Tributário” na Escola de Direito – Pós-Graduação da PUC/RS.


O advogado Alexandre Knopfholz proferiu a palestra inaugural do III Seminário CBIC, ocorrido no SINDUSON-PR no dia 9 de novembro. O referido encontro abordou os impactos do Poder Público na atividade empresarial. O título de sua palestra foi “O Preconceito Oficial contra a Figura do Empresário”.

No dia 10 de dezembro o advogado Alexandre Knopfholz foi entrevistado no Programa Justiça para Todos, transmitido pela Rádio Educativa do Paraná em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR). O assunto tratado foi a criminalidade econômica e seus desafios aos operadores do direito.


Em novembro de 2018, o advogado Francisco Zardo proferiu palestra na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul e na Subseção da OAB de Francisco Beltrão sobre Acordos de Leniência em ações de improbidade administrativa. Também em novembro, lecionou as disciplinas de Sanções Administrativas e Lei Anticorrupção na Pós-Graduação em Licitações e Contratos Administrativos da Unibrasil. Em dezembro, moderou debate no Seminário Nova Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – Impactos sobre o Direito Administrativo, promovido pelo Migalhas em São Paulo. Ainda em dezembro, foi lançada em São Paulo a obra Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – Anotada, da editora Quartier Latin, que contém artigos escritos pelos advogados Francisco Zardo e André Meerholz.


O advogado Gustavo Scandelari participou de julgamento simulado do STF sobre a execução provisória da pena, realizado na PUC/PR em 08/11/2018. Na ocasião, foi um dos avaliadores do desempenho de alunos que cumpriram o papel de Ministros na votação do caso.

 

Em 29 de novembro de 2018, o advogado Gustavo Scandelari palestrou sobre “Compliance: impactos atuais no direito penal substantivo”, no Grupo de Pesquisas em Direito Penal Econômico do UNICURITIBA.

O advogado Gustavo Scandelari participou da I Mesa Redonda de Direito Penal Internacional do PPGD-UFPR, em 30 de novembro de 2018, debatendo o tema “Criminalização, no Brasil, diretamente por ato internacional: críticas”.


Em 1º de dezembro de 2018 a advogada Laís Bergstein proferiu uma palestra na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia – UFBA acerca da orientação do Superior Tribunal de Justiça quanto à responsabilidade civil nos contratos imobiliários. O encontro foi organizado com o apoio do BRASILCON. Na ocasião, a advogada visitou a Associação Baiana de Defesa do Consumidor, associação civil que promove ações coletivas em defesa dos consumidores.

A advogada Laís Bergstein defendeu em Porto Alegre, no dia 17 de dezembro de 2018, a sua tese de Doutorado em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), intitulada “O tempo do consumidor nas relações de consumo: pela superação do menosprezo planejado nos mercados.” Aprovada em primeiro lugar no processo seletivo de 2015 para esta vaga, ela concluiu o Doutorado em três anos, sob orientação da Profª Drª. Dr. h. c. Claudia Lima Marques. A tese foi finalizada após uma estada para pesquisa na Justus-Liebig-Universität Gießen, na Alemanha, entre julho e agosto de 2018, com financiamento concedido pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA). Aprovada com nota máxima, recomendação de publicação e um voto de louvor, a sócia do Escritório registrou nos seus agradecimentos uma menção especial “aos nossos clientes da DOTTI E ADVOGADOS, que nos inspiram diariamente a pensar o ordenamento jurídico sob novos vieses.” Participaram da banca o Prof. Dr. Gustavo Vieira da Costa Cerqueira (Université de Reims Champagne-Ardenne), o Prof. Dr. Otávio Luiz Rodrigues Jr. (Universidade de São Paulo), o Prof. Dr. Leonel Severo Rocha (Unisinos) e a Profª. Drª. Sandra Regina Martini (UFRGS). A banca de qualificação havia sido integrada também pelo Prof. Dr. Bruno Nubens Barbosa Miragem (UFRGS) e pelo Prof. Dr. Germano André Doederlein Schwartz (UniRitter).


 


Voltar