41. 3306-8000 | contato@dotti.adv.br

Seção Informativa


  • 12/12/2018

    Professor René Ariel Dotti foi agraciado com o Troféu Mário Petrelli, como Melhor Advogado do Ano

    Na noite de ontem (11 de dezembro), em cerimônia realizada na Ópera de Arame, o Professor RENÉ ARIEL DOTTI foi agraciado com o TROFÉU MÁRIO PETRELLI, como Melhor Advogado do Ano, na categoria Justiça, Negócio e Gestão, no 1º Prêmio Personalidades TOPVIEW | Grupo RIC 2018. Na cerimônia, 39 personalidades, divididas em 5 categorias, foram agraciadas com o Troféu em homenagem ao fundador e presidente de honra do Grupo RIC. O Professor René Ariel Dotti foi representado pela advogada ROGÉRIA DOTTI, que recebeu o Troféu em nome de seu pai. Ela também havia sido indicada na categoria mulheres. (Foto de Naideron Jr)                         Confira abaixo o destaque da edição histórica da Revista Topview: (https://issuu.com/revistatopview/docs/pdf_web_edea565eb0261a/94?ff)                            

    Leia mais

     
  • 12/11/2018

    Gustavo Scandelari participou de julgamento simulado do STF

    O advogado Gustavo Scandelari participou de julgamento simulado do STF sobre a execução provisória da pena, realizado na PUC/PR em 8.11.18. Na ocasião, foi um dos avaliadores do desempenho de alunos que desempenharam o papel de Ministros na votação do caso.

    Leia mais

     
  • 06/11/2018

    UM MERCADO POTENCIAL DE 45 MILHÕES DE CONSUMIDORES

    O último Censo demográfico divulgado pelo IBGE revelou que no Brasil 45.606.048 milhões de pessoas declararam ter pelo menos uma das deficiências investigadas na pesquisa (visual, auditiva, motora, mental ou intelectual), número que corresponde a 23,9% da população brasileira¹. Com o aumento da faixa etária da população esse número tende a crescer. Paradoxalmente, a despeito do imenso potencial negocial que esses dados representam, o comércio eletrônico não está adaptado para esses consumidores. Uma pesquisa conduzida pelo movimento Web para Todos, realizada em parceria com o consórcio W3C Brasil (World Wide Web Consortium), revelou que os 15 (quinze) sites de vendas mais acessados no Brasil possuem graves obstáculos para as pessoas com deficiência², muitos dos quais são impeditivos do acesso aos bens de consumo ofertados. As soluções para tornar os sites acessíveis a todos são simples. Confira, a seguir algumas delas:

    • Permitir ajustes de volume, aumento da fonte e contraste da tela;
    • Exibir um ...

      Leia mais

       
    • 30/10/2018

      Laís Bergstein participou do encontro sobre Tutela dos Consumidores com Deficiência

      Na última semana a advogada LAÍS BERGSTEIN participou de um encontro na PUC/PR sobre a Tutela dos Consumidores com Deficiência na Espanha, em Portugal e no Brasil. Na ocasião, ela falou acerca dos desafios da proteção da pessoa com deficiência no comércio eletrônico e da responsabilidade dos fornecedores que atuam nessa seara.  O evento foi organizado pelos Professores Oksandro Gonçalves (PUCPR), Antônio Carlos Efing (PUCPR) e João Pedro Leite Barros (UNB), e contou com a presença da professora Titular de Direito Civil da Universidad de Sevilla (España), Dra. Inmaculada Vivas-Teson. O tema será objeto de um novo encontro na PUC/PR, marcado para o dia 05/11/2018.

      Leia mais

       
    • 22/10/2018

      SEÇÃO INFORMATIVA – BOLETIM 42° – OUTUBRO/ NOVEMBRO/ DEZEMBRO 2018

      Em sessão de autógrafos realizada no dia 17 de outubro, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, foi lançada a 6ª edição do Curso de Direito Penal, Parte geral, do Professor René Ariel Dotti.

      A obra, revista, atualizada e ampliada com a colaboração de Alexandre Knopfholz e Gustavo Scandelari, recebeu, nesta edição, importantes modificações para enfrentar questões dogmáticas contemporâneas de modo claro e objetivo.    

      ______________________________________________________________________________

      Em cerimônia realizada no dia 9 de outubro, na Associação Comercial do Paraná, com a presença de mais de 100 pessoas, dentre elas diversas autoridades, o Movimento Pró-Paraná, Presidido por Marcos Domakoski, agraciou o Professor René Ariel Dotti com o troféu “Guerreiro do Paraná”, pelo destaque na luta em prol da sociedade paranaense. A outorga integra as comemorações ...

      Leia mais

       
    • 18/10/2018

      STF decide que Lei 14.808/2015 não se aplica às faculdades particulares

      Na manhã desta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal julgou parcialmente procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3757, proposta contra a Lei Estadual nº 14.808/2005 pela CONFENEN – Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, por solicitação do SINEPE/PR – Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná. A ação foi ajuizada pelo Escritório Professor René Dotti, que representou a CONFENEN. A Lei nº 14.808/2005, do Estado do Paraná, dentre outros pontos, dispõe que: os estabelecimentos de ensino superior, públicos e privados, devem assegurar espaços para instalação dos Centros Acadêmicos em suas dependências, um para cada curso. Em caso de descumprimento, a lei prevê que apenas as instituições privadas estarão sujeitas à aplicação de multa mensal de R$ 5.000,00 a R$ 50.000,00. Seguindo o voto do Ministro Luís Roberto Barroso, a maioria do STF decidiu que os Estados não dispõem de competência para legislar sobre o sistema federal de ensino, ao qual ...

      Leia mais

       
    • 10/10/2018

      Professor RENÉ ARIEL DOTTI recebeu os alunos do Grupo de Estudos em Arbitragem e Direito Comercial da UFPR

      No dia 3 de outubro, o Professor RENÉ ARIEL DOTTI recebeu os alunos do Grupo de Estudos em Arbitragem e Direito Comercial da Universidade Federal do Paraná, que participarão da 9ª edição da Competição Brasileira de Arbitragem – Petrônio Muniz. Desde o mês de maio de 2018, a equipe está se preparando para representar a sua instituição e a cidade de Curitiba no cenário nacional da arbitragem. A referida competição será realizada em São Paulo, entre os dias 25 e 28 de outubro. Na foto, os estudantes Marcus Mezzomo, Samuel Ewald Davidson Zatta, Pedro Henrique Ferreira Dybas, João Vitor Ribeiro, Gabriela Faria, Julia Ferrazza e Maria Cristina Kroetz.

      Leia mais

       
    • 10/10/2018

      PROFESSOR RENÉ ARIEL DOTTI RECEBEU, NESTA QUARTA-FEIRA (09/10), O TROFÉU “GUERREIRO DO PARANÁ”

      Em cerimônia realizada no dia 9 de outubro, na Associação Comercial do Paraná, com a presença de mais de 100 pessoas e diversas autoridades, o Movimento Pró-Paraná, Presidido por Marcos Domakoski, agraciou o Professor René Ariel Dotti com o troféu “Guerreiro do Paraná”, pelo destaque na luta em prol da sociedade paranaense. A outorga integra as comemorações alusivas aos 165 anos da criação da Província do Paraná, pelo que o homenageado, após o recebimento do troféu, proferiu palestra com o tema “Paraná, 165 anos”. Na palestra, o Professor René Ariel Dotti fez um breve retrospecto sobre a história do Paraná, desde a criação da Província, em 29/08/1853. Ao final, pontuou a importância da inclusão da disciplina de história paranaense nos currículos escolares, destacando que “Esta ação é do maior relevo humano e social, porque resgata fatos e figuras que demonstram os valores da civilização e da cultura paranaense”.

      Leia mais

       
    • 09/10/2018

      Curso de Direito Penal – Lançamento da 6ª edição

      A Dotti e Advogados convida para o lançamento da 6ª edição do Curso de Direito Penal - Parte geral, do Professor René Ariel Dotti. A sessão de autógrafos será no dia 17 de outubro, quarta-feira, na Livraria da Vila, Shopping Pátio Batel, das 18h30 às 21h30. A obra, revista, atualizada e ampliada com a colaboração de Alexandre Knopfholz e Gustavo Scandelari, recebeu, nesta edição, importantes modificações para enfrentar questões dogmáticas contemporâneas de modo claro e objetivo.

      Leia mais